O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou, esta segunda-feira, a criação de um Plano de Obras Públicas Municipais, Reabilitação e Requalificação de imóveis e vias de todo o concelho, com o objetivo de potenciar e dinamizar o emprego e a economia do concelho.
Fernando Sousa defendeu a necessidade da Ribeira Grande voltar a ter “investimento sustentável”, distribuído ao longo de quatro anos, porque “as nossas empresas precisam de saber com o que é que contam para trabalhar nos próximos anos”.
O candidato socialista, que ambiciona mais para o concelho, mostrou-se inconformado perante o facto da atual câmara não apostar numa carteira de projetos e obras para assegurar trabalho às empresas do concelho, no futuro próximo.
Caso mereça a confiança dos munícipes no próximo dia 1 de outubro, o setor económico pode contar com uma maior proximidade da câmara em relação aos empresários e menos propaganda pessoal do Presidente da Câmara na Comunicação social.
Relativamente ao Plano Diretor Municipal, Fernando Sousa declarou ser inevitável concluir a sua revisão, considerando-o “um instrumento fundamental para o ordenamento e captação de investimento sustentável para a Ribeira Grande”.
Nesse sentido, o candidato referiu que há um conjunto de investimentos essenciais para a Ribeira Grande, como a finalização da construção da frente mar, dotando-a de zonas pedonais adequadas, zonas de lazer e ciclovias, o melhoramento do acesso à cidade, pelo caminho da Tondela, transformando-o na principal ligação ao centro histórico com destaque para a criação de zonas pedonais e ciclovia, projetando, assim, um futuro acesso alternativo às Caldeiras da Ribeira Grande e às Lombadas.
“É importante definir e implementar a rede municipal de ciclovias e zonas pedonais” frisou, acrescentando que “é igualmente importante fazer um levantamento das necessidades de intervenção em todas as freguesias para torná-las mais acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida”.
Fernando Sousa quer dar um “novo impulso” à Ribeira Grande no sentido de “promover mais qualidade vida e mais segurança às pessoas”, explicando que quer executar a obra de contenção do talude e requalificação do pavimento da via entre a Maia e a Lombinha da Maia e a reabilitação da estrada que liga as freguesias do Porto Formoso e de S. Brás.
As prioridades de Fernando Sousa passam, ainda, por reivindicar junto do Governo da República. O candidato socialista mostra-se “fortemente empenhado” em lutar pela reabilitação do antigo edifício das Finanças para a sua reinstalação e pela concessão da obra de reabilitação do edifício da PSP da Ribeira Grande e da obra da nova esquadra de Rabo de Peixe.